EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Animado ou Estático? Esquerda ou Direita? Como a Interação entre Animação e Posição do Banner na Tela Influencia na Atitude em Relação à Marca Anunciada


Informações

Código: EMA20
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 02 - Pesquisas Experimentais em Comportamento do Consumidor

Autores

Daniel Max de Sousa Oliveira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) danielmax2011@gmail.com
Martin de La Martinière Petroll (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) martin.petroll@ufsc.br

Resumo

De acordo com o Modelo de Processamento Hemisférico (MPH), estímulos de publicidade localizados à esquerda (vs. direita) do observador serão avaliados mais positivamente. Nesse estudo, foi demonstrada uma situação em que esse efeito não ocorre. Especificamente, por meio de dois experimentos, verificou-se que marcas anunciadas em banners estáticos localizados à esquerda (vs. direita) do espectador foram avaliadas mais positivamente. Contudo, quando o banner estava animado, a sua posição (esquerda vs. direita) não mais exerceu influência sobre a atitude em relação à marca anunciada. Desse modo, a animação atuou como uma moderadora na relação entre a posição do banner na tela e atitude em relação à marca anunciada. Esse resultado contribui para os estudos sobre o MPH, além de oferecer insights para publicitários quanto à melhor combinação de variáveis para otimizar a capacidade de persuasão dos banners inseridos em programas de televisão e páginas da web.

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