EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Os Efeitos da Imagem de Preço de Produto e do Valor Percebido sobre a Intenção de Recompra de Cervejas Especiais


Informações

Código: EMA16
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Fernanda Rizzon (Mestr em Admin/UCS - Universidade de Caxias do Sul) frizzon@yahoo.com.br
Deonir De Toni (Mestr em Admin/UCS - Universidade de Caxias do Sul) deonirdt@terra.com.br
Gabriel Sperandio Milan (Mestr em Admin/UCS - Universidade de Caxias do Sul) gsmilan@ucs.br
Ana Paula Graciola (Mestr em Admin/UCS - Universidade de Caxias do Sul) anagraciola@gmail.com

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre a imagem de preço de produto, o valor percebido e seus efeitos sobre a intenção de recompra junto aos consumidores de cervejas especiais. Para tal, foi desenvolvida uma survey com 329 consumidores em que os dados foram analisados a partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que há uma relação direta positiva entre a imagem de preço de produto e o valor percebido e entre o valor percebido e a intenção de recompra para ambos os níveis de preço em estudo. Dentre as contribuições, este estudo apresenta um modelo teórico que auxilia a melhor entender a imagem de preço dos consumidores. Como implicações gerenciais são propostas ações visando melhor compreender a percepção da imagem de preço e direcionar ações estratégicas de apreçamento.

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