EMA 2018

Trabalhos Apresentados


(Para) Além Do Que Os Olhos Podem Ver: Paradesporto e Legado Dos Jogos Rio-2016 Na Perspectiva De Deficientes Visuais


Informações

Código: EMA13
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Thales Fernandes de Abreu João (Graduação em Administração/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)) thalesjoao@yahoo.com.br
Danilo Machado de Oliveira Almeida (Graduação em Administração/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) danilo1995.au@gmail.com
Marina Dias de Faria (Graduação em Administração/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) marinafaria86@hotmail.com

Resumo

As pessoas com deficiência, embora sejam cerca de 25% da população brasileira, ainda têm dificuldades para exercerem seus papéis sociais, sobretudo como consumidoras. Tendo em vista o recente protagonismo do Rio de Janeiro no cenário esportivo mundial, o presente estudo buscou analisar a repercussão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 para cariocas com deficiência visual no que tange ao consumo associado ao esporte. Para atingi-lo, foram feitas 11 entrevistas semiestruturadas com alunos deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant (IBC). Os dados foram organizados e processados numa análise de conteúdo que apontou 5 subcategorias de avaliação do legado dos Jogos Rio-2016 diretamente relacionadas ao consumo esportivo: “preferência por modalidades”; “acessibilidade das instalações” “ambiente de serviços das instalações”; “opinião sobre o patrocínio esportivo” e “lembrança de marcas apoiadoras”.

Abrir PDF