"Você aceita os termos e condições?": O papel da confiança e do hedonismo no fornecimento de dados pessoais para aplicativos
Informações
Código: EMA8
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade
Autores
Carla Freitas Silveira Netto (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) carla.netto@gmail.com
Simoni F Rohden (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) simonir@unisinos.br
Marina de Wallau Lugoch (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) marinalugoch@gmail.com
Natália Fontoura Englert (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) natalia.englert@gmail.com
Valentina Ortiz Ubal (graduação/UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa e Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) valentinaortizubal@hotmail.com
Resumo
O ambiente virtual permite a coleta e processamento de dados dos usuários por parte das empresas a fim de melhorar a interação e os serviços ofertados. Diversas são as plataformas possíveis, mas uma delas ainda tem recebido pouca atenção da área de marketing: os aplicativos acessados através das redes sociais. Nesse contexto, o consumidor libera seus dados pessoais (self disclosure), normalmente para uma empresa desconhecida, em troca do uso do aplicativo, apesar das questões de risco e vulnerabilidade dos dados envolvidas. O presente estudo pretende compreender os fatores que influenciam o consumidor a adotar comportamento de self disclosure nessas situações. Para isso, através de 2 estudos experimentais o papel da confiança, do endosso, da familiaridade, do valor percebido e das características hedônicas do aplicativo são analisados. Os resultados sugerem possibilidades de avanços teóricos e gerenciais, principalmente quanto ao efeito positivo da confiança e ao efeito negativo dos benefícios hedônicos percebidos.
Abrir PDF