EnANPAD 2006

Trabalhos Apresentados


Modelo de Competências x Pedagogia das Competências: Reflexões sobre a Formação do Administrador


Informações

Código: EPQ2946
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Luiz Carlos do Nascimento (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração/Universidade Federal de Minas Gerais/Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - CEPEAD/UFMG/PUC Minas)

Resumo

Através deste artigo busca-se identificar e discutir possíveis relações entre o conceito de competências que vem ocorrendo no mercado e na academia, com ênfase na formação do administrador. A metodologia adotada na realização deste trabalho é a qualitativa, descritiva. A técnica é o estudo de caso do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Betim-MG. Os procedimentos de pesquisa envolveram a revisão de literatura e pesquisa documental sobre a legislação da educação e do ensino superior no Brasil; sobre os projetos didático-pedagógicos e relatórios de gestão do Curso de Administração da PUCMINAS-Betim. Constatou-se que, em oposição ao Modelo de Competências prevalente no mercado, voltado para a aplicação no negócio e para a técnica; a Pedagogia das Competências, prevalente na academia, incorpora o conceito de cultura e o de contexto dentro do qual se constrói e se exerce a competência. Vincula-se a uma proposta libertadora, de conscientização, de recuperação do sentido de coletivo e de promoção do diálogo, em condições de igualdade, entre educadores, estudantes e a sociedade e fundamenta a recusa da academia ao Modelo de Competências e aos projetos de “socializar para o trabalho”.

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