EnANPAD 2006

Trabalhos Apresentados


Um Estudo dos Fatores Promotores de Mudanças no Mundo do Trabalho em Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Administração


Informações

Código: EPQ0128
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Keiko Shinzaki (Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual de Londrina/Centro de Estudos Sociais Aplicados/Universidade Estadual de Maringá/Consórcio Universidade Estadual de Londrina-Universidade Estadual de Maringá - PPA/UEL/CSA/UEM/Consórcio UEL/UEM)
Maria Iolanda Sachuk (Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual de Londrina/Centro de Estudos Sociais Aplicados/Universidade Estadual de Maringá/Consórcio Universidade Estadual de Londrina-Universidade Estadual de Maringá - PPA/UEL/CSA/UEM/Consórcio UEL/UEM)

Resumo

Os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em administração podem ser considerados como um dos principais indicadores para a formação do profissional em administração, uma vez que o projeto político-pedagógico precisa estar sintonizado com uma nova visão de mundo, para garantir uma formação global e crítica para os envolvidos nesse processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, formação profissional e pleno desenvolvimento pessoal. Diante disso, percebe-se uma significativa importância desse estudo, cuja finalidade centrou-se em obter resposta à questão: “Os projetos pedagógicos de cursos de graduação em administração, vigentes nas instituições de ensino superior do Paraná, vêm ao encontro às exigências impostas pelas mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas?” Assim, foi realizada uma pesquisa documental e descritiva-exploratória, de corte transversal, qualitativa e hermenêutica, para detectar as mudanças significativas ocorridas no mundo do trabalho e os reflexos dessas na educação superior com foco no ensino de graduação em administração. O objetivo geral desse estudo foi analisar os projetos pedagógicos de cursos de administração de 03 (três) instituições de ensino superior, sendo uma federal, uma estadual e uma instituição privada, face às mudanças no mundo do trabalho.

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