EnANPAD 2017

Trabalhos Apresentados


Inserção da Temática de Redes Interorganizacionais nos Currículos de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração


Informações

Código: EPQ2566
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Fernanda Rosalina da Silva Meireles (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab - PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) nandacmdm@hotmail.com
Ana Cláudia Azevedo (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab - PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) anacazevedo@usp.br
Raissa de Azevedo Barbosa (Graduação/IFPB) raissa_azevedo@hotmail.com

Resumo

O debate sobre o ensino na pós-graduação tem despertado o interesse dos pesquisadores, sobretudo no campo dos componentes de formação curricular. Na mesma perspectiva, o tópico - redes interorganizacionais - tem-se revelado uma temática relevante para a compreensão das novas configurações organizacionais conquistando um reconhecido espaço na literatura de administração. Isto posto, esse estudo buscou lançar luz sob a junção desses dois aspectos, com o objetivo de analisar a inserção do tema de redes interorganizacionais no conteúdo curricular dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da Plataforma Sucupira, analisando o conteúdo dos currículos dos cursos de pós-graduação disponibilizados pelos respectivos programas. Como resultado verificou-se que o tema é bem difundido entre os programas que disponibilizam suas ementas, sendo tratado diretamente em 65,34%, dos cursos envolvendo mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional. Entre as perspectivas abordadas destaca-se o aspecto racional e econômico, enfocando o viés estratégico das redes interorganizacionais. A contribuição desse estudo está em demonstrar a importância da temática de redes interorganizacionais para formação discente no nível stricto sensu, e a importância da construção e atualização dos componentes curriculares em alinhamento aos temas emergentes para concepção acadêmica e profissional.

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