EnANPAD 2017

Trabalhos Apresentados


Aprendizagem Ativa para Adultos: Relato de uma Experiência em Curso de Marketing


Informações

Código: EPQ218
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem

Autores

Alexandre Borba Salvador (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab - PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) alexandre.salvador@usp.br
ANA AKEMI IKEDA (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab - PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) anaikeda@usp.br

Resumo

Ainda que bastante enaltecido, o uso pedagógico de métodos ativos de aprendizagem em Administração no Brasil ainda é modesto. Dessa forma, este artigo apresenta e discute métodos ativos de aprendizagem e relata o conhecimento obtido na aplicação de uma combinação de métodos ativos de aprendizagem. O objetivo deste estudo é ampliar o entendimento da aprendizagem ativa e, consequentemente, munir docentes e pesquisadores com informações úteis para a profissão. A experiência ocorreu entre o segundo semestre de 2015 e o final 2016 em disciplina de marketing de um curso de pós-graduação lato sensu (MBA). A análise foi realizada em dez turmas de uma disciplina de oito encontros, envolvendo sessões PBL (problem based learning), sessão de discussão de caso, projeto em grupo e aplicação de prova individual. Os resultados mostraram-se promissores quanto ao aproveitamento dos estudantes, da qualidade da relação professor-estudante e da avaliação da disciplina.

Abrir PDF