EnANPAD 2016

Trabalhos Apresentados


Estratégias e Métodos Aplicados no Ensino da Contabilidade: um Estudo com Docentes do Curso de Ciências Contábeis


Informações

Código: EPQ600
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 03 - O Ensino de Administração e Contabilidade e as Novas Tecnologias

Autores

Edvalda Araújo Leal (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal de Uberlândia - PPGCC/UFU)
Janaina Amaral Azevedo (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
Mara Alves Soares (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
Edileusa Godói de Sousa (Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade Federal de Uberlândia - PPGA/UFU)

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar os principais fatores que influenciam na escolha das estratégias de ensino pelos docentes do Curso de Graduação em Ciências Contábeis apresentadas nos planos de curso. Foram realizadas entrevistas com docentes vinculados a dois Campus de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira, localizada no estado de Minas Gerais. A amostra é composta por quatorze docentes do Curso de Ciências Contábeis. Os resultados indicaram que os docentes do Curso de Ciências Contábeis declaram as estratégias de ensino no plano de curso, e que as estratégias mais utilizadas são: Aula Expositiva, Realização de Exercícios, Seminários, Leitura e Discussão de Textos, Leitura e Realização de Resenhas, Debates e Estudos de Caso. Ainda são poucos os docentes que conhecem e aplicam as estratégias de ensino consideradas pela literatura como mais contemporâneas. Percebe-se que o ensino da contabilidade é caracterizado por uma abordagem tradicional, fundamentada em regras, a qual promove a memorização em oposição á criatividade. Entre os resultados obtidos, observa-se que, para escolher a melhor estratégia a ser utilizada, é relevante observar os objetivos da aula, o perfil do professor, o perfil da turma, o perfil da disciplina e os recursos disponíveis. Espera-se que os resultados encontrados neste trabalho auxiliem os professores e gestores educacionais na análise de estratégias que estão sendo utilizadas no ensino da contabilidade.

Abrir PDF