EnANPAD 2015

Trabalhos Apresentados


Tecnologias Digitais na Educação: uma Análise Bibliométrica sobre o Tema Tecnologias como Recurso Didático


Informações

Código: EPQ1040
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem

Autores

Julio Araujo da Silva Junior (Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) - silvaaraujojr@gmail.com
Ana Lúcia Moura Novais (Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) - analucianovais@gmail.com
Cleonice Nazaré do Nascimento (Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) - cleonascimento70@gmail.com

Resumo

O uso das tecnologias digitais nos processos educacionais adquire uma discussão mais significativa no debate acadêmico a partir da década de 90. A discussão sobre o tema se intensifica principalmente com o fenômeno da internet, concomitante ao crescimento gradual da universalização de acesso as tecnologias digitais e a necessidade dos educadores e pesquisadores em entender a relação destas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem por objetivo verificar as atuais tendências de estudo na literatura acadêmica sobre tecnologias como recurso didático, por meio da utilização da técnica de análise bibliométrica, a fim de se obter uma visão geral da abordagem no período de 1995 a 2015, bem como para compreender que outros tópicos têm sido associados ao tema e como estes podem ser considerados relevantes para os estudos globais de tecnologia e educação. A análise dos dados inclui abordagens qualitativas e quantitativas. A metodologia neste artigo implica a obtenção de dados do ISI Web of Science, exibindo os periódicos mais referidos e descrevendo os autores mais prolíficos, como uma forma de analisar as tendências de pesquisa e caminhos para estudos futuros.

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