EnANPAD 2015

Trabalhos Apresentados


Prática Docente no Ensino Superior: Narrativas sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem na Amazônia Setentrional


Informações

Código: EPQ636
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem

Autores

Jaqueline Silva da Rosa (Programa Escola de Gestores/Universidade Federal de Roraima - UFRR) - ja.q.s@hotmail.com
Idonézia Collodel Benetti (Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC) - idoneiza@hotmail.com
Ana Paula da Rosa Deon (Programa Escola de Gestores/Universidade Federal de Roraima - UFRR) - ap.deon@uol.com.br
Fernanda Ax Wilhelm (Programa Escola de Gestores/Universidade Federal de Roraima - UFRR) - fernandaax@gmail.com

Resumo

As bases da formação para o ensino superior de Administração não se alicerçam por meio da licenciatura e não oferecem acesso a disciplinas que façam uma discussão didádico-pedagógica necessária para a docência; o professor ?torna-se professor? por possuir o título de mestre ou doutor. Este trabalho, de cunho descritivo e exploratório, com abordagem de análise qualitativa, está norteado pelo método de levantamento de dados, e tem como objetivo investigar a percepção de alunos do curso de Administração, acerca da prática pedagógica de sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados diários individuais, onde 33 participantes registraram suas percepções acerca da prática docente de uma professora no curso de Administração, no segundo semestre de 2014, em uma cidade da Amazônia setentrional. Foi empregada a técnica de investigação narrativa para explorar os dados registrados nos diários. A partir do discurso dos alunos, foi possível redimensionar as práticas e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de maneira a ser mais eficiente e eficaz, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto do ponto de vista do desenvolvimento das competências constantes no projeto pedagógico de curso.

Abrir PDF