Suscetibilidade para a Cultura de Consumo Global sob a Ótica de Marcas Globais: um Estudo de Características Comuns entre Culturas Baseado na Teoria Clássica e na Teoria de Resposta ao Item
Informações
Código: MKT2090
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor I
Autores
Martín Nelson Hernani Merino (Universidad del Pacífico/Perú e Programa de Pós-Graduação em Administração/Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/Universidade de São Paulo – PPGA/FEA/USP)
José Afonso Mazzon (Programa de Pós-Graduação em Administração/Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/Universidade de São Paulo – PPGA/FEA/USP)
Jorge Luis Bazán Guzmán (Universidade de São Paulo – USP)
Resumo
A suscetibilidade para a cultura de consumo global (SCCG) é uma característica dos
consumidores refletida no desejo deles para a aquisição de marcas globais. O artigo propõe e
valida uma escala em que se busca caracterizar e verificar o impacto dos traços latentes da
SCCG de consumidores na aquisição de marcas globais. A pesquisa, um survey online, foi
direcionada a universitários e profissionais de carreiras empresariais localizados em distintos
países. Os dados, 467 questionários consistidos, foram analisados sob duas abordagens:
Teoria Clássica e Teoria de Resposta ao Item. Os resultados do modelo estrutural suportaram
as hipóteses do framework teórico.
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