Premiação do Melhor Trabalho de Avaliação de Artigos nos
Periódicos-ANPAD: 2009 - 2010
 
O trabalho dos avaliadores é fundamental a um bom periódico e são os avaliadores dos Periódicos-ANPAD os maiores responsáveis pelo sucesso e pela constante elevação da qualidade da RAC e da BAR.

Na busca do estímulo à contínua melhoria das avaliações dessas revistas a ANPAD criou o Prêmio de Melhor Trabalho de Avaliação de Artigos nos Periódicos-ANPAD, cujos critérios de julgamento são descritos a seguir.

 
 
Escopo
 
A segunda edição desse concurso visa premiar o Melhor Trabalho de Avaliação realizado no âmbito dos Periódicos-ANPAD no período de agosto de 2009 a agosto de 2010.
 
 
Critérios
 

1 - Cumprimento de Prazos (caráter eliminatório)
A avaliação de um artigo científico é uma atividade complexa, longa e extremamente especializada. No Caso da RAC, esse processo se inicia pela análise de relevância dos artigos (de caráter eliminatório) que é realizada por seu Conselho Editorial (para maiores detalhes consulte o Fórum Editorial da Primeira Edição da RAC – Eletrônica). Esta etapa consome, usualmente, até trinta dias e não admite re-submissão.
Já nas etapas tradicionais de avaliação (realizadas nos dois periódicos) os trabalhos podem ser sumariamente rejeitados ou aprovados, a depender do conjunto de avaliações que recebe, mas, usualmente, são solicitadas modificações e re-submissão do artigo.
Tipicamente os trabalhos são aprovados em definitivo após duas ou três rodadas de re-submissão e re-avaliação, não obstante, são relativamente comuns os casos de trabalhos que alcançam cinco e, até mesmo, seis re-submissões.
Assim, a única forma de compatibilizar o rigor do processo com a atualidade dos textos é contar com avaliadores rigorosos também no cumprimento de prazos.

2 – Qualidade e Completude da Revisão
Uma avaliação de qualidade engloba os aspectos teóricos de um artigo, a atualidade e escopo de suas referências, a análise dos métodos de pesquisa empregados, a coerência entre os métodos e a teoria adotada e os resultados do trabalho.

3 – Objetividade
Uma boa revisão deve ser objetiva na identificação das contribuições que um artigo traz para o conhecimento em sua área, das qualidades do manuscrito e de suas fragilidades.

4 – Construtividade
A revisão dos artigos deve ter um caráter amigável e construtivo que se atenha ao texto e não a seu(s) autor(es). A leitura da revisão deve fornecer subsídios concretos para a melhoria do trabalho. Mesmo em casos de rejeição a análise deve ser feita com o uso de termos adequados e de forma impessoal.

5 - Outros aspectos
Além dos atributos listados nos itens anteriores, uma revisão deve ser feita nos mesmos padrões de qualidade dissertativa que se espera de um bom artigo, tendo assim, rigor gramatical, ortográfico e sintáxico, ao tempo que se mantém transparente e claro com relação ao julgamento do avaliador. Igualmente importante é lembrar o caráter de estrita confidencialidade do processo de avaliação.

 
 
Prêmio
 

O vencedor do concurso de Melhor Trabalho de Avaliação de Artigos receberá como prêmio o pagamento de inscrição e passagens aéreas para participar de um evento de natureza científica de sua escolha, no Brasil ou no Exterior, limitado a um teto equivalente a US$ 2.500,00, no ano seguinte da premiação.
O anúncio do resultado do concurso se dará na Cerimônia de Premiações do EnANPAD – 2010.

 
 
Rogério H. Quintella
Editor Geral dos Periódicos ANPAD
 
www.anpad.org.br