EnANPAD 2018

Apresentação


APRESENTAÇÃO

XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018

LOCAL - Universidade Positivo - Curitiba/PR

DATA - 03 a 06/10/2018

O XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018 - está organizado em 11 (onze) Divisões Acadêmicas, que agregam temas de interesse da área de Administração e afins. Os interessados poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, ensaios teóricos, casos para ensino e artigos tecnológicos.

Um trabalho teórico-empírico envolve a apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área.

O ensaio teórico abrange a discussão de um determinado tema, a partir de um posicionamento teórico relevante e consistente para a área do conhecimento, com pressupostos que fundamentam os argumentos favoráveis e/ou contrários, que caracterizam a posição do autor em relação a uma ou várias teorias abordadas. Um ensaio teórico geralmente demanda uma análise profunda da literatura existente sobre o assunto abordado, e pode ser caracterizado pela reflexão crítica, densidade de interpretação e proposições alternativas para analisar o tema e apresentar uma contribuição para a realização de futuros estudos.

O artigo tecnológico, denominado relato tecnológico em eventos anteriores da ANPAD, é texto destinado a descrever e discutir casos gerenciais, de aplicação de tecnologias ou processos, desenvolvimento de tecnologias administrativas, contábeis e afins, metodologias de implantação ou aplicação, assim como de softwares relacionados com gestão de organizações, e que configurem algum tipo de intervenção em organizações. Assim, sua natureza é sempre de aplicação. Os artigos tecnológicos devem observar os rigores metodológicos, conceituais e de redação válidos para outras modalidades de textos científicos.

O caso para ensino é uma modalidade de trabalho que envolve um relato de uma situação vivenciada por um profissional, uma organização privada, pública ou do terceiro setor, ou ainda um projeto específico de natureza prática e/ou social, que apresenta um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação e subsidiar o processo de tomada de decisão, oportunizando assim uma maior integração entre a teoria e a prática.

O EnANPAD é um espaço de interlocução entre pares e, nesse sentido, privilegia e estimula o debate aprofundado e a interação entre os participantes. Esse debate torna-se importante, uma vez que todo texto publicado em anais de evento científico é um texto provisório - working paper - mesmo que decorrente de pesquisa concluída. A partir dos debates e das críticas recebidas durante o evento, o autor poderá aperfeiçoar seu trabalho e submetê-lo a um periódico, dando sequência ao processo de divulgação científica. Além disso, o EnANPAD proporciona a oportunidade de interação social entre pares, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

A ANPAD convida todos a participar do EnANPAD 2018, segundo maior evento científico da área de Administração do mundo.