EMA 2008

Apresentação


III Encontro de Marketing da  ANPAD


Pestana Curitiba Hotel
Rua Comendador Araújo, 499 – Batel
80420-000 – Curitiba – PR

14 a 16 de maio de 2008

A realização do III EMA atestou a consolidação, o avanço e a fecundidade dos estudos em Marketing no Brasil. O EMA 2008 abriu a oportunidade para que os acadêmicos da área possam divulgar e debater artigos de forma mais específica. Os formatos de apresentação deveriam privilegiar o debate aprofundado dos artigos e uma maior interação entre os participantes. A fim de captar e refletir o desenvolvimento dos estudos em Marketing, os trabalhos deveriam ser apresentados em quatro áreas de interesses para as quais deverão ser preparados e enviados.

O EMA 2008 constituiu evento da Divisão de Estudos em Marketing da ANPAD.

A cidade de realização do EMA 2008 será Curitiba.

Os trabalhos submetidos foram avaliados mediante o sistema blind review em dois estágios, a partir de uma única submissão. No primeiro estágio, foram avaliados os resumos ampliados dos trabalhos completos submetidos. Os resumos aprovados nessa fase tiveram seus trabalhos completos avaliados no segundo estágio. Em cada estágio, dois acadêmicos de reconhecida competência técnico-científica na área de estudos em Marketing, no Brasil, avaliaram cada trabalho.

Os trabalhos foram submetidos em 2 formatos:
Sessões de Papers Competitivos, que incluiram papers que representem trabalhos completos. Os organizadores aceitaram estes papers em sessões que reflitam interesses acadêmicos semelhantes.
Sessões Especiais Temáticas, que promovem a oportunidade de focar a atenção em tópicos relevantes, no seu estado da arte, integrando pesquisadores e estimulando o desenvolvimento de comunidades de pesquisa. Sessões desta natureza oferecem uma perspectiva em aspectos substantivos da teoria e/ou de metodologia dos assuntos tratados.

A decisão sobre o formato de submissão cabe ao autor, no momento mesmo de submissão.

Submissão de Sessões Especiais Temáticas: Sessões temáticas foram dedicadas à exploração de temas de interesse especial. A submissão de uma sessão especial temática é indicada quando grupos de autores julgam que seus trabalhos formam conjuntos coesos entre si, mas de difícil acomodação em sessões tradicionais ou interativas. A submissão de sessões especiais temáticas deve ser feita em nome de dois pesquisadores de instituições diferentes. Uma sessão especial deve ser composta por três a cinco trabalhos, que devem ser apresentados em um total de 90 minutos. A submissão da sessão temática deverá incluir não apenas os trabalhos que a compõem, mas também um texto de até 300 palavras que apresente os problemas que serão postos em discussão. Sessões temáticas serão julgadas separadamente dos papers competitivos, isto é, serão aprovadas ou rejeitadas em seu conjunto. Os trabalhos submetidos às sessões temáticas não serão apreciados para apresentação em sessões de papers competitivos. Trabalhos submetidos em sessões temáticas não podem ser submetidos, concomitantemente, para apresentação nas sessões de papers competitivos. A submissão da sessão temática deverá incluir um líder de discussão, que é considerado um expert na área e não precisa ser autor de um dos três a cinco trabalhos incluídos na sessão para que for indicado. Deve-se prever um espaço de tempo para este líder fazer suas considerações sobre o tema e os papers, bem como para discussão com a audiência da sessão. O formato de apresentação ficará a cargo do grupo dos apresentadores e deverá respeitar o tempo proposto para a sessão.