EnAPG 2006

Apresentação


II Encontro de Administração Pública e Governança

São Paulo / SP
De 22 a 24 de novembro de 2006


A comunidade de pesquisadores da Divisão de Administração Pública e Gestão Social tem, no EnAPG, um espaço adicional de discussão e divulgação de pesquisas e demais trabalhos no campo. Essa iniciativa, agora em sua segunda edição, permite que pesquisadores, estudantes, e interessados nas questões da administração pública troquem informações e estabeleçam redes de trabalho em suas áreas de interesse. Todavia, os desafios postos pelo mundo contemporâneo, expresso por mudanças aceleradas e constantes, aos interessados na administração pública, sejam acadêmicos ou gestores, implicam em nova discussão a respeito dos contornos estabelecidos pela área, das suas construções conceituais, e de sua identidade no campo da administração.

O desafio posto à comunidade acadêmica é justamente o da construção de novas perspectivas de estudo que incorporem temas não mais setoriais, definidos por espaçamentos rígidos, mas busquem a composição de um campo marcado por perspectivas transversais, em que diversos ramos do conhecimento possam dialogar e refletir sobre os problemas contemporâneos aos quais a administração pública é chamada a responder. No entanto, vale chamar a atenção para o fato que os temas setoriais poderão incorporar esses elementos transversais promovendo o seu enriquecimento. Nesse sentido, a preocupação com a realidade brasileira é uma incumbência da qual os pesquisadores de nosso país não se devem furtar. Contudo, o foco nas questões de interesse nacional não elimina a perspectiva comparada. Ao contrário, a abertura a outras experiências e o seu confronto com a realidade nacional, se transforma em um elemento de grande importância para construção de ferramentas conceituais mais adequadas à compreensão das especificidades do mundo contemporâneo e da situação brasileira em específico, e à elaboração de respostas que tenham por objetivos a melhoria da gestão pública e o incremento da cidadania.

Assim, o EnAPG será estruturado em torno do tema geral: Relações entre Estado, Governo, Mercado e Sociedade: continuidade e inovação. O desenvolvimento destes assuntos no encontro buscará estabelecer o diálogo entre as distintas abordagens. Para tanto, sub-temas foram definidos a fim de permitir a conjunção de trabalhos com pontos correlatos. Cabe ressaltar, que o estabelecimento dos sub-temas não é exaustivo. Buscou-se apenas arrolar temas que conformam determinadas linhas de preocupação, interesse e investigação, ou seja, mesmo os trabalhos que não se encaixem diretamente em suas especificações serão apreciados pelos organizadores, desde que sejam pertinentes e tragam contribuição significativa para a área.

O desafio está lançado. Cabe à comunidade acadêmica analisar em profundidade os problemas contemporâneos vividos pela sociedade brasileira, em especial os que decorrem de continuidade e inovação nas relações entre Estado, governo, mercado e sociedade. Acreditamos que a resposta ao desafio somente será possível com a combinação de diversos saberes.