EnAPG 2004

Apresentação


EnAPG – Encontro de Administração Pública e Governança

Rio de Janeiro / RJ
De 17 a 19 de novembro de 2004


O EnAPG é uma iniciativa da divisão acadêmica de Administração Pública e Gestão Social da ANPAD. Essa iniciativa foi delineada a partir do 27o Congresso Nacional da ANPAD ocorrido em 2003, em decorrência de diversos encontros informais entre integrantes e coordenadores das duas áreas e da avaliação conjunta sobre a importância e oportunidade do debate comum das temáticas afetas a esfera pública. Com o apoio da presidência da ANPAD definiu-se o encontro de periodicidade bienal. O reconhecimento da oportunidade de congregação de esforços acadêmicos se deve a renovada importância sobre a discussão da reestruturação do Estado e dos entes privados vinculados ao provimento de serviços públicos, bem como daqueles relativos ao Terceiro Setor.

O EnAPG busca assim, em linhas gerais, a diversificação de temas e estratégias, sem entretanto desvincular o desenvolvimento, a sociedade civil e o Estado como elementos vertebradores dos diversos trabalhos a ele dirigidos. Verifica-se ainda uma preocupação geral de equilíbrio entre temas vinculados à política, à sociedade e à economia, e entre a sociedade e o Estado, percebidos como arenas inter-relacionadas e constitutivas de poder. Essas arenas englobam o Estado, tanto o executivo quanto o judiciário, onde o poder é exercido pelo aparato legal e administrativo; a Sociedade Civil, tanto as unidades familiares quanto as redes sociais, onde o poder é exercido na forma de poder social, seja de opinião ou expressão organizada (voto, associações, etc); a Economia Corporativa, empresas e instituições econômicas públicas e privadas, através do acesso, acumulação e investimento de capital; e a Comunidade Política, expressos como organizações e movimentos sociais, exercido através de partidos, ações cívicas, lobby, entre outras. Essas arenas e suas múltiplas inter-relações estão no cerne das preocupações do EnAPG, incluindo sua contextualização na contemporaneidade e na dialética entre o local e o global.

O 1º Encontro será realizado no Rio de Janeiro, tendo como instituição hospedeira a EBAPE – Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Realização: