EnEO 2006

Apresentação


IV EnEO – Encontro de Estudos Organizacionais

Porto Alegre / RS
De 04 a 06 de junho de 2006


O IV EnEO é uma conseqüência dos Encontros anteriores e, também, dos debates e sugestões produzidas no espaço do Painel realizado no XXIX EnANPAD. O Painel “Preparando o EnEO 2006” foi iniciado com a leitura de um texto intitulado Organizar no espaço-tempo apropriado: teoria, política e prática, que havia sido encaminhado aos convidados. Desta forma, foi apresentada, ao público, uma primeira versão das idéias que se esperava viessem a compor o Tema Geral do evento. A contribuição dos painelistas, seguida de inúmeras intervenções dos participantes, mostraram a propriedade da temática indicada. Além disso, todas as participações apontaram a necessidade de se inovar nos formatos do evento e dos trabalhos. Esta chamada quer expressar a maior parte destas sugestões.

Como todos sabem, o EnEO é um evento da Divisão de Estudos Organizacionais da ANPAD. A edição de 2006 se realizará em Porto Alegre, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A apropriação da teoria e da prática pode ser entendida em diversos sentidos, entre os quais mencionamos: honrar nossa tradição intelectual, abordar temas relevantes para nosso tempo e espaço, interagir na sociedade como acadêmicos e cidadãos preocupados com nosso contexto de vida e trabalho, incorporar traços de nossa identidade cultural como produtores de conhecimento. Não se trata de adotar um nacionalismo ingênuo, nem o isolamento com relação ao que se realiza no restante do mundo. O que se pretende é problematizar onde está o centro em torno do qual nos organizamos e produzimos. Ao fazê-lo, evidentemente, estamos levantando a possibilidade que esse centro se localize aqui. Aqui pode e deve ter vários sentidos: aqui no sul global, aqui na América Latina e em nossa proximidade com os países africanos – especialmente os de língua portuguesa, aqui no Brasil em sua enorme diversidade de locais e regiões. Portanto, o IV EnEO se organizará em torno do tema central: apropriando teoria e prática, deslocando o centro.

Esperamos uma ampla variedade de contribuições, já que o tema central desta chamada de trabalhos expressa uma preocupação que, temos certeza, ronda nossa comunidade de estudiosos de organizações, ainda que não de modo claramente expresso. Portanto, se existe um desafio nesta proposta, é o de explicitarmos nossas posições, reflexões e incertezas sobre a apropriação da nossa produção acadêmica.

Além do objetivo do Encontro – propiciar oportunidades de interação, diálogo e debates, reflexões e articulações em torno do tema central aqui apresentado, é importante explicitar um pouco mais o que, esperamos, se concretize durante nossa convivência em Porto Alegre:
• debates em torno de diferentes perspectivas teóricas, sempre considerando a centralidade do nosso contexto;
• momentos de interação com outros campos disciplinares, em busca de mútua fecundação;
• espaços propícios para a articulação e a troca entre pesquisadores e grupos de pesquisa, onde experiências e projetos sejam debatidos e compartilhados;
• encontros com os personagens/organizações que constroem o cotidiano do viver na cidade e região que nos receberá.