EMA 2004

Apresentação


I EMA Encontro de Marketing da ANPAD


Porto Alegre / RS
De
05 a 07 de novembro de 2004
A realização do I EMA atesta a consolidação, o avanço e a fecundidade dos estudos em Marketing no Brasil. Em sua primeira edição, o EMA 2004 abre a oportunidade para que os acadêmicos da área possam divulgar e debater artigos de forma mais específica. Os formatos de apresentação deverão privilegiar o debate aprofundado dos artigos e uma maior interação entre os participantes. A fim de captar e refletir o desenvolvimento dos estudos em Marketing, dez áreas temáticas são propostas, orientando a preparação e o envio dos trabalhos.

O EMA 2004 constitui evento da Divisão Acadêmica de Marketing da ANPAD e será hospedado e coordenado pela Escola de Administração e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRGS.

A Divisão de Marketing da ANPAD iniciou suas reuniões informais em janeiro de 2004, seguindo antiga proposição de vários pesquisadores da área e com apoio da Diretoria da ANPAD. Em seus primeiros passos, tenciona funcionar como uma rede fluida, com acionamento a partir de pesquisadores e grupos de pesquisa de vários pontos do país, visando promover o intercâmbio de idéias e a divulgação de eventos e da produção científica na área de Marketing. A preocupação central do grupo é discutir as condições e perspectivas do campo de estudos em Marketing nos cenários nacional e internacional.

A realização deste I EMA vem atender a uma antiga reivindicação dos profissionais da área de estudos em Marketing no Brasil. Desta forma, sua concepção leva em conta os principais questionamentos que têm sido feitos, em anos recentes, sobre o ensino e a pesquisa, sobre teoria e construção do conhecimento, sobre a identidade do campo de estudos sobre Marketing no país.

Os trabalhos submetidos serão avaliados mediante o sistema blind review. A Comissão Organizadora é composta por acadêmicos de reconhecida com
petência técnico-científica na área de estudos em Marketing no Brasil. Todos eles são vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no país.

Realização: