EnAPG 2019

Trabalhos Apresentados


Políticas Públicas de Inclusão para estudantes com deficiência na Educação Superior: a percepção da comunidade acadêmica em uma universidade federal de Minas Gerais


Informações

Código: EnAPG494
Divisão: EnAPG - Administração Pública Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 04 - Análise de Políticas Públicas

Autores

Vinicius de Souza Moreira ()
Cassiano Roberto Ferreira Julião (N/Unifa-MG e n/UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas ) vsmoreira.ufv@gmail.com

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior pública e federal, no que diz respeito à inclusão de estudantes com deficiência. Para tanto, realizou-se entrevistas semiestruturadas dirigidas aos diretores; docentes, Técnicos Administrativos em Educação e aos discentes da instituição. Buscou-se explorar aspectos do contexto, a partir de três categorias: estrutura administrativa e física; estrutura pedagógica e educacional; e estrutura social. Os principais resultados relacionam-se às necessárias adaptações na estrutura física da IES; à importância de materiais tecnológicos para alunos com deficiência; além do emepenho e da iniciativa dos docentes e técnicos no que se refere ao acolhimento dos discentes. Por fim, conclui-se que a IES tem se dedicado a atender às especificidades dos alunos com deficiência, a fim de proporcionar igualdade de condições no que se refere a acessibilidade e permanência na educação superior.

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